segunda-feira, 12 de novembro de 2012

19º Aula Campo Harmônico (Complemento)

Campo Harmônico (Complemento)

Voltando um pouco a matéria, vamos falar mais sobre Campo Harmônico.
Podemos seguir uma métrica para termos maior velocidade ao lembrar dos acordes que compõe o campo.

Campo Harmônico MAIOR

I   IIm    IIIm   IV   V   VIm    VIIº           (Tríades)

I7M     IIm7    III7m    IV7M    V7     VIm7    VIIm7(b5)     (Tétrades)


Independente da Tonalidade, todos os  Campos Maiores terão essa Métrica.
Ex:
Tríades:
D  Em   F#m   G   A   Bm   C#°

Bb   Cm   Dm    Eb    F    Gm    A°

Tétrades:
F7M   Gm7   Am7   Bb7M   C7   Dm7   Em7(b5)

Ab7M   Bbm7   Cm7   Db7M   Eb7   Fm7   Gm7(b5)

Podemos aplicar essa métrica em qualquer tonalidade respeitando seus acidentes, e teremos o Campo Harmônico dos mesmos.

Campo Harmônico MENOR
O Mesmo Acontece no Campo Harmônico Menor

Im  II°  III   IVm  Vm  VI  VII  (Tríades)

Im7   IIm7(b5)   III7M   IVm7   Vm7   VI7M  VII7


RELAÇÃO ENTRE OS ACORDES DO CAMPO HARMÔNICO
No Campo Harmônico temos relações entre as notas, não somente por estarem na mesma escala...
Podemos considerar o seguinte:
Em aulas passadas falamos sobre tons relativos maiores e menores. Traremos para esse plano então:

I     IIm   IIIm   IV  V    VIm    VII°
C    Dm    Em    F   G    Am       B°

O Relativo menor do I (C)  é o VIm (Am).
considere o mesmo para o relativo maior de IIm (Dm) que é o IV(F).
IIIm (Em)  -   V (G)
IV   (F)   -   IIm (Dm)
V  (G)  -  IIIm (Em)
VI (Am) -  I (C)

Perceba que o VII (B°) não utilizaremos o relativo, pois esse é um acorde Instável (que precisa de resolução)



Exercitem bem a prática nos Campos Harmônicos...
O Próximo tópico será sobre Dominante Secundário (Preparações para se chegar até determinados Acordes)

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